Seja bem vindo!!

SEJA BEM VINDO!

O objetivo desse BLOG é mostrar imagens referente a(o): arquitetura, urbanismo, paisagismo, arte, etc.

Além da primeira página, você pode navegar diretamente pelas publicações utilizando os links das páginas por assunto (lado direito do BLOG).

Esse BLOG NÃO É COMERCIAL, portanto não tem fins lucrativos. As imagens exibidas nesse BLOG são de minha autoria, quando não for a fonte será informada logo abaixo. Para uso acadêmico, peço que seja citada a fonte e eu seja informado via comentários ou e-mail.

Por favor faça seu comentário, sem o mesmo não poderei ter o "feedback" necessário. Clique na foto para ampliá-la.

Antecipadamente agradeço a visita!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Centro Georges Pompidou, Paris (França)

O Centro Georges Pompidou ou Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou foi projetado pelos arquitetos, Renzo Piano e Richard Rogers, com o engenheiro Peter Rice. Tendo sido inaugurada em 1977, essa edificação é considerada o primeiro monumento High-Tech na era da nova máquina, o computador. Essa obra de arte da arquitetura mundial, deixa a mostra suas instalações e tubulações, como muitos dizem “suas entranhas expostas”. Seus idealizadores tinham como intenção fazer com que toda a parte de circulação e de infra-estrutura (escadas, elevadores, dutos de ventilação e aquecimento, etc) ficassem externamente, deixando o máximo de espaço interior livre para as exposições. O Centro Pompidou abriga museu, biblioteca, teatros e outros equipamentos culturais. Assim, no centro de Paris pode-se ver uma estranha máquina vibrante com seus dutos coloridos, além é claro de poder desfrutar da sua cobertura uma visão panorâmica da cidade.

Rua de acesso ao museu e Centro Pompidou ao fundo.

Fachada lateral.

Fachada lateral.

Detalhes dos dutos de ventilação.



Fachada principal e escada rolante de acesso ao museu.


Hall principal térreo e mezanino.


Visão do bairro residencial da escada rolante.



Detalhe da estrutura metálica.

Visão do bairro residencial da escada rolante.

Visão panorâmica de Paris da cobertura.

Visão panorâmica de Paris da cobertura.

Visão panorâmica de Paris da cobertura.

Visão panorâmica de Paris da cobertura.

Café na cobertura do Centro Pompidou.

Detalhe da caixa d'água.

Visão da cobertura.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Museu do Louvre, Paris (França)

O Museu do Louvre (Musée du Louvre), inicialmente era sede do governo monárquico francês até o reinado de Luis XIV, que em 1692 ordenou que o complexo de edifícios se tornasse galerias de arte. Após a Revolução Francesa o palácio monárquico, definitivamente, tornou-se museu em 1791. Recentemente, em 1983, com intuito de renovar o complexo artístico e transformá-lo em um dos maiores museus do mundo, após concurso público, o arquiteto Ieoh Ming Pei idealizou as pirâmides de vidro que ficam no pátio central. Quando iniciaram a construção da Grande Pirâmide, foram encontradas as bases do Louvre Medieval e que hoje ajudam a contar a história do Louvre. A Grande Pirâmide e seu átrio subterrâneo foram inaugurados em 1988. E em 1993, foi inaugurada a Pirâmide Invertida (La Pyramide Inversée).

O Museu do Louvre tem um formato quase retangular e é composto por duas grandes praças (Cour Napoléon, onde fica a Grande Pirâmide e a Cour Carrée) cercadas por três alas onde ficam as galerias de arte: a Ala Sully a Leste, que contém a Cour Carrée; a Ala Richelieu ao Norte, e a Ala Denon, que fica ao Sul e próxima ao Rio Sena (veja primeira imagem abaixo). O Museu do Louvre por si só é magnífico e é uma grande obra de arte e da arquitetura renascentista. Seus salões, ricos em detalhes, concorrem em beleza com obras primas que ali estão sendo expostas. Veja demais fotos relacionadas a Paris nas páginas do BLOG: Cidades e Monumentos.

Fonte: Museu do Louvre.

Fonte: Museu do Louvre.


Rua de Rivoli.

Rua de Rivoli.

Detalhe do Pórtico Lateral.

Passagem Richelieu.

Passagem Richelieu.


Grande Pirâmide.




Cour Carée.

Cour Carée.

Cour Carée.

Praça da Grande Pirâmide.




Interior da Grande Pirâmide.







Sala Rubens.


La Gioconda de Leonardo da Vinci.






















Caltivo, o escravo moribundo de Miguel Ângelo.






Alexandre "O grande".

Maquete do Pathernon.












Maquete do Louvre Medieval.




Detalhes da tumba do faraó.

Tumba do faraó.





































Capitel del Apadana.


















La encajera  de J. Vermeer.

El tramposo de G. de La Tour.