Seja bem vindo!!

SEJA BEM VINDO!

O objetivo desse BLOG é mostrar imagens referente a(o): arquitetura, urbanismo, paisagismo, arte, etc.

Além da primeira página, você pode navegar diretamente pelas publicações utilizando os links das páginas por assunto (lado direito do BLOG).

Esse BLOG NÃO É COMERCIAL, portanto não tem fins lucrativos. As imagens exibidas nesse BLOG são de minha autoria, quando não for a fonte será informada logo abaixo. Para uso acadêmico, peço que seja citada a fonte e eu seja informado via comentários ou e-mail.

Por favor faça seu comentário, sem o mesmo não poderei ter o "feedback" necessário. Clique na foto para ampliá-la.

Antecipadamente agradeço a visita!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Fortaleza Santa Cruz da Barra, Niterói (RJ), Brazil

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra está localizada no lado oriental da baía de Guanabara, município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Essa fortaleza, junto com a Fortaleza de São Jão e o Forte Tamandaré da Laje constituíam a principal estrutura defensiva da baía da Guanabara e da cidade do Rio de Janeiro durante os perídos da Colônia e Imperio. O início da edificação data-se de 1612 com a construção das primeiras muralhas e a Capela de Santa Bárbara (reformada em 1912). A segunda etapa da construção que compreende principalmente as guaritas, as celas dos calabouços e a cisterna foram inaugurados em 1738. E a terceira e última etapa foi construída no século XIX (1875), sendo: salão de pedras (paiol de munição), pátios e galerias (Galeria 2 de Dezembro) e baterias guarnecidas por canhões (Bateria de Santa Teresa).

Mapa mostrando os fortes e as linhas de tiro respectivamente. (Fonte: foto do painel, UFRJ).
Fortaleza de Santa Cruz da Barra (Fonte: http://niteroi.dreamhosters.com/fortaleza-de-santa-cruz) 






Ancoradouro da fortaleza.


Capela de Santa Cruz da Barra. 

Santa Cruz da Barra. 






Detalhe do farol. 











Portas dos calabouços.


Corredor de acesso com guarita suspensa no muro.
Casa de pólvora e chafariz (água potável).