Páginas

Arquitetura Contemporânea


Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói (RJ), Brasil

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MACNIT) foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e fica localizado na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, sobre a o Mirante da Boa Viagem. O Museu, inaugurado em 1996, foi idealizado para receber obras da Coleção João Sattamini, sendo considerada a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil. Sua arquitetura futurista, em forma de cálice, é toda em concreto armado. Suas janelas horizontais possibilitam ao visitante ter uma visão panorâmica da orla da Cidade de Niterói. Logo na entrada do edíficio, sua rampa sinuosa conduz o visitante ao interior do museu e aos seus dois pavimentos. O Museu tem 2 500 m² de área e sua construção demorou cinco anos . Sua forma arredondada tem 50 metros de diâmetro e sua estrutura consegue suportar um peso de cerca de 400 kg/m² e ventos de velocidade de até 200 km/h. O complexo está dividio da seguinte forma: no primeiro pavimento funciona a Administração; no segundo pavimento, estão a sala de exposições e a varanda panorâmica, envidraçada, também reservada para mostras; o mezanino, que circunda todo o interior do museu, é dividido em salas menores utilizadas para pequenas obras expostas; e no subsolo estão as obras armazenadas, o bar, o restaurante e o auditório para conferências.
MAC de Niterói, Rio de Janeiro. 
Mirante da Boa Viagem, Niterói (RJ).


Rampa do MACNIT.








Orla de Niterói (RJ). 


Visão panorâmica do museu. 
Visão panorâmica do museu. 








Rampa, vista de dentro do museu. 








MACNIT e a cidade de Niterói (RJ).

Complexo Cultural da República, Brasília (DF) -
Arq. Oscar Niemeyer
O Complexo Cultural da República de autoria do Arq. Oscar Niemeyer foi inaugurado em 15 de dezembro de 2006. Compreende: o Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola. Está situado no Eixo Monumental, próximo a Catedral de Brasília. O Museu tem uma área de 14.500 metros quadrados e foi inaugurado com uma exposição sobre a obra de Niemeyer: "Niemeyer por Niemeyer". A Biblioteca tem capacidade para 100 mil livros. Entretanto, apesar da beleza de sua arquitetura, Niemmeyer não se preocupou com a aridez que transformou o espaço do complexo. Apesar do espelho d'água próximo ao museu, todo o ambiente é "um grande espaço concretado" não deixando sequer uma vegetação para amenizar o calor dos pedestres.





































Estação Cabo Branco, João Pessoa (PB) - Arq. Oscar Niemeyer

Situado em João Pessoa (PB), foi inaugurado em 2008 e fica na Ponta do Seixas (extremo oriente das Américas). O Complexo Cultural compreende: edifício sede com salas para exposições e salas de aula; auditório; teatro de arena e playground infantil. Projeto que tem a planta em forma octogonal com todas as fachadas envidraçadas. Em uma das fotos abaixo, pode-se verificar a entrada de luz direta no ambiente interno, fator que causa o aumento do consumo de energia elétrica devido a maior carga do ar condicionado, mesmo durante o período matutino (horário da foto, 10:30h, em julho de 2010)









Fotos tiradas em julho de 2010.