Seja bem vindo!!

SEJA BEM VINDO!

O objetivo desse BLOG é mostrar imagens referente a(o): arquitetura, urbanismo, paisagismo, arte, etc.

Além da primeira página, você pode navegar diretamente pelas publicações utilizando os links das páginas por assunto (lado direito do BLOG).

Esse BLOG NÃO É COMERCIAL, portanto não tem fins lucrativos. As imagens exibidas nesse BLOG são de minha autoria, quando não for a fonte será informada logo abaixo. Para uso acadêmico, peço que seja citada a fonte e eu seja informado via comentários ou e-mail.

Por favor faça seu comentário, sem o mesmo não poderei ter o "feedback" necessário. Clique na foto para ampliá-la.

Antecipadamente agradeço a visita!

Monumentos

 
Cristo Redentor, Rio de Janeiro (Brasil)

Em 1921 surgiu a idéia de construir o Cristo Redentor para celebrar o Centenário da Independência do Brasil no ano seguinte. Sendo que apenas em 1923 foi realizado o concurso, tendo sido vencedor o engenheiro Heitor da Silva Costa. Mas a estátua somente foi inaugurada em 12 de outubro de 1931. Para elaboração final da escultura contou com os seguintes colaboradores: o desenho final é de autoria do artista plástico Carlos Oswald e a execução da escultura é responsabilidade do estatuário francês Paul Landowski. O monumento é considerado a maior escultura art déco do mundo. Recentemente o Cristo Redentor, símbolo da Cidade do Rio de Janeiro, foi considerado como sendo uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno (Pesquisa realizada pela New 7 Wonders Foundation, da Suiça). A estátua tem 38 metros de altura, sendo que está a 710 metros do nível no mar no Morro do Corcovado, tendo uma altura total de 748 metros. Após 2000, o monumento recebeu novos acessos, sendo que em 2002 foram inaugurados os acessos, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes. Assim, os visitantes não precisam mais subir os 220 degraus que levam ao pé da estátua. De cima do morro, pode-se ter uma visão panorâmica de toda a Zona Sul do Rio de Janeiro.



Bondinho do Pão de Açúcar e o Rio de Janeiro (Brasil)

O Pão de Açúcar é um monumento natural de rocha única, proveniente do granito, e por séculos é o marco de entrada da Baía de Guanabara, servindo como referência visual aos navegantes. O nome “Pão de Açúcar”, segundo o historiador Vieira Fazenda vem do auge do cultivo da cana-de-açúcar (séculos XVI e XVII) e do formato de transporte dos blocos de açúcar que eram levados à Portugal.
O teleférico do Pão de Açúcar, na época de 1912, foi o primeiro instalado no Brasil e o terceiro no mundo. Sua construção tem dois trechos: o primeiro é entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca, com extensão de 575 metros e 220 metros de altura; o segundo é entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, numa extensão de 750 metros e 396 metros de altura. Os bondinhos já estão na terceira geração, porém o desenho do primeiro permaneceu por 60 anos, sendo substituído apenas em 1972 por um mais moderno (mede 5,40 x 3,00 m) que tem formato de bolha com estrutura de alumínio e janelas em acrílico,"plexi glass", com capacidade para 65 passageiros.
Ao se falar do Bondinho do Pão de Açúcar tem, também, que mencionar a bela cidade do Rio de Janeiro. Do alto do Pão de Açúcar pode-ser ver toda a beleza dessa cidade litorânea cercada por morros e pela Mata Atlântica. Do ponto mais alto o visitante consegue ter uma visão panorâmica da cidade e dos principais bairros da Zona Sul carioca (Leme e Copacabana; Botafogo e Flamengo), além de ver a Ponte Rio-Niterói e a cidade de Niterói. Em dias de céu claro pode apreciar o pouso dos aviões no Aeroporto Santos Dumont e também ver o Cristo Redentor.
Bondinho do Pão de Açucar, Rio de Janeiro, Brasil.
Mapa da Cidade do Rio de Janeiro e o Pão de Açúcar, círculo vermelho
Pão de Açúcar em 1912 (Fonte: www.bondinho.com.br).
 
1ª geração do Bondinho, operou até 1972. 
2ª geração do Bondinho, operou até 2002.

3ª geração do Bondinho. 
Visão do Morro da Urca e do Pão de Acúcar (ao fundo). 

1ª parada, estação do Morro da Urca.

1ª parada, estação do Morro da Urca. 
1ª parada, estação do Morro da Urca. 
Pão de Açúcar visto da Morro da Urca.

Pão de Açúcar visto da Morro da Urca. 
Morro da Urca visto do Pão de Açúcar.

Morro da Urca visto do Pão de Açúcar. 
Cidade do Rio de Janeiro, vista do Pão de Açúcar.

2ª estação, Pão de Açúcar.

2ª estação, Pão de Açúcar. 
2ª estação, Pão de Açúcar. 
Cristo Redentor, visto do Pão de Açúcar. 
Praia Vermelha. 
Bairro de Botafogo. 
Bairro de Botafogo. 

Bairro de Botafogo e do Flamengo, Zona Zul. 
Visão panorâmica Rio de Janeiro, Ponte Rio-Niterói e Niterói, visto do Pão de Açúcar.
Aeroporto Santos Dumont, visto do Pão de Açúcar.
Bairro de Botafogo, visto do Pão de Açúcar. 

Bairros do Leme e de Copacabana.

Cidade de Niterói, vista do Pão de Açúcar.
Cidade de Niterói e o Museu de Arte Contemporânea (centro), vistos do Pão de Açúcar. 
Pão de Açúcar, visto da praia de Botafogo.

Estátua da Liberdade, New York (USA)

A Estátua da Liberdade (The Statue of Liberty) é um monumento situado logo na entrada do Porto de Nova Iorque. Data da sua inauguração foi em 28 de outubro de 1886. Esse monumento foi construído como comemoração do centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos, tratando-se de um gesto de amizade entre norte-americanos e franceses. Projetada e construída pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi, que se inspirou no Colosso de Rodes. Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel, mesmo projetista da Torre Eiffel, para realização da construção da estrutura metálica que sustenta a estátua.
Fonte da foto: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estados-unidos/imagens/estatua-da-liberdade.jpg
Estátua de cera de Frédéric Auguste Bartholdi.
Réplica do projeto da Estátua da Liberdade.


  




Torre Eiffel, Paris (França)

A Torre Eiffel (em francês: Tour Eiffel) é uma torre com treliças de aço do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris. Após um concurso de design que tinha a finalidade conpor a entrada da Exposição Universal de 1889, o vencedor foi o engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923). A torre foi construída e inaugurada em 31 de março de 1889 e fez parte da comemoração do centenário da Revolução Francesa. Ela possui 304 metros de altura, sendo a edificação mais alta do centro de Paris. A torre tem três níveis para os visitantes, sendo que o acesso ao último nível somente por elevador. Os primeiro e segundo níveis possuem restaurantes. Sua beleza, sem igual, destaca-se servindo de marco e orientação aos habitantes e turistas. Não é a toa que a Torre Eiffel carinhosamente é chamada de “A Dama de Ferro de Paris”, pois seja de dia ou de noite, com suas luzes amareladas, deixa todos boquiabertos e vislumbrados. Após ver o Arco do Triunfo, logo abaixo, veja mais imagens sobre Paris nas páginas do BLOG: Cidades e Museus.



Torre vista da margem do Rio Sena.


Torre vista do Rio Sena.

Visão panorâmica do 2º pavimento, Rio Sena e Palais de Chaillote ao fundo.



Visão panorâmica do 2º pavimento, Parc du Champ de Mars e École Militaire ao fundo.








Imagem da Torre, vista do Palais de Chaillot.

Imagem da Torre, vista da cobertura do Museu Centre Georges Pompidou.

Imagem da Torre, vista da cobertura do Museu Centre Georges Pompidou.

Imagem da Torre, vista da cobertura do Museu Centre Georges Pompidou.

Imagem da Torre, vista do Rio Sena (passeio de Bateaux Bus).

Imagem da Torre, vista do Rio Sena (passeio de Bateaux Bus).

Imagem da Torre, vista do Rio Sena (passeio de Bateaux Bus).

Imagem da Torre, vista do Rio Sena (passeio de Bateaux Bus).

Imagem da Torre, vista do Rio Sena (passeio de Bateaux Bus).

Arco do Triunfo, Paris (França)

O Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe) é um monumento, localizado na cidade de Paris, foi projetado por Jean Chalgrin, o Arco do Triunfo é, ainda e desde sempre, símbolo do patriotismo e orgulho francês. Foi construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle. Essa praça serve como rótula ou balão que interliga algumas das avenidas da cidade e é uma das extremidades da avenida Champs-Élysées, a mais famosa e charmosa avenida de Paris. Ao subir no monumento, há um pequeno museu que conta sua história. Da cobertura do Arco, tem-se uma visão panorâmica (360º) do centro de Paris. Veja mais imagens sobre Paris nas páginas do BLOG: Cidades e Museus.








Avenida Champs-Élysées e Arco do Triunfo ao fundo.

Avenida Champs-Élysées vista de cima do Arco do Triunfo





Torre de TV - Brasília (Brasil)

A Torre de TV é de autoria do urbanista Lúcio Costa e tem 224 m de altura, sendo um ponto de referência para todo o Plano Piloto de Brasília. Ela serve como centro irradiador de som e imagens das emissoras de rádio e TV. Na plataforma, situada a 25 m de altura, inicialmente havia um restaurante panorâmico, mas agora funciona o Museu Nacional de Gemas, porém sempre fechado. O seu mirante está a 75 m de altura e tem capacidade para 150 pessoas (aberto todos os dias das 8 às 20 horas). Do mirante, tem-se uma visão panorâmica de toda a cidade. Na base da Torre de TV havia a tradicional feirinha de artesanatos de Brasília, mas como suas instalações eram precárias, recentemente foi transferida para novas instalações que ficam próximas ao monumento.

 




Detalhe da Plataforma, Museu das Gemas.

Feira de Artesanato, vista do mirante da Torre de TV.

Feira de Artesanato.

Espelho d'água e fonte a frente da Torre. A noite fica iluminada com show de luzes.

Congresso Nacional ao fundo, visto da base da Torre.

Detalhes das curvas das calçadas e das vias de acesso, visto da Torre.

Esplanada dos Ministérios, visto do mirante da Torre de TV.

Roviária de Brasíla e Esplanada dos Ministérios ao fundo.

Setor Hoteleiro Norte.
Setor Hoteleiro e Comercial Sul.
Setor Comercial Norte e Setor Residencial Norte ao fundo (Asa Norte).
Centro de Convenções de Brasília.
Parque da Cidade ao fundo.
Setor Comercial Sul.
Parque da Cidade e Setor Residencial Sudoeste. 
Complexo Esportivo Presidente Médici, com Ginásio de Esporte Nilson Nelson e construção do Estádio Nacional de Brasília (local de alguns jogos da Copa do Mundo de 2014).

Setor Hoteleiro Sul. 
Em primeiro plano (Setor de Diversões Sul e Setor Hoteleiro Sul) e ao  fundo visão do Lago Paranoá.

Detalhe da estrutura metálica da parte superior da Torre de TV.

Mirante da Torre de TV. 
Mirante da Torre de TV. 
Mirante da Torre de TV.