Seja bem vindo!!

SEJA BEM VINDO!

O objetivo desse BLOG é mostrar imagens referente a(o): arquitetura, urbanismo, paisagismo, arte, etc.

Além da primeira página, você pode navegar diretamente pelas publicações utilizando os links das páginas por assunto (lado direito do BLOG).

Esse BLOG NÃO É COMERCIAL, portanto não tem fins lucrativos. As imagens exibidas nesse BLOG são de minha autoria, quando não for a fonte será informada logo abaixo. Para uso acadêmico, peço que seja citada a fonte e eu seja informado via comentários ou e-mail.

Por favor faça seu comentário, sem o mesmo não poderei ter o "feedback" necessário. Clique na foto para ampliá-la.

Antecipadamente agradeço a visita!

Arquitetura Esportiva: estádios de futebol

   

 Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil

Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca (“semelhante a um chocalho” em tupi-guarani, devido ao som de pássaros que viviam por ali), é um estádio de futebol localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, durante o mandato do então General de Divisão e Prefeito do Distrito Federal do Rio, Marechal Ângelo Mendes de Moraes, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano.

Desde então, o Estádio do Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.

O estádio foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Sediou futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, que foram realizados na cidade do Rio de Janeiro. Foi também o palco da partida final da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Ao longo do tempo, no entanto, o estádio passou a assumir caráter de espaço multiuso ao receber outros eventos como espetáculos e partidas de outros esportes, como o voleibol em uma oportunidade. Após diversas obras de modernização, a capacidade do estádio é de 78 838 espectadores, sendo o maior estádio do Brasil (fonte: https://www.estadiodomaracana.com.br/)

 
Vista aérea do Maracanã (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Jornalista_M%C3%A1rio_Filho)








































































Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Brasília, Brasil

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, ou simplesmente Estádio Mané Garrincha, trata-se de um estádio de futebol e também considerada uma arena multiuso para grandes eventos, como shows musicais. O estádio faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, composto por: Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet; Ginásio de Esportes Nilson Nelson; Conjunto Aquático Cláudio Coutinho; quadras poliesportivas; quadras de tênis e amplo estacionamento. O estádio foi inaugurado em 1974, com capacidade inicial de 45.200 pessoas. O seu nome é uma homenagem ao bicampeão mundial de futebol (Copas do Mundo de 58 e 62), Mané Garrincha. Com a reforma realizada (2010-2013), sua capacidade passou para 72.788 pessoas, sendo agora o segundo maior estádio do Brasil. Porém seu tamanho e capacidade é muito acima do que realmente o futebol da capital federal necessita, tendo em vista que os times brasilienses tem poucos torcedores. Mesmo Brasília sendo uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, não justifica o custo da obra, em R$ 1,284 bilhões. O estádio foi reinaugurado em 18 de maio de 2013 com a final do Campeonato Estadual entre Brasília e Brasiliense, onde o Brasiliense tornou-se campeão (3 x 0). O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha sediou em 15 de junho de 2013 a abertura da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, como o jogo Brasil 3 x 0 Japão (público total 67.423 pessoal, atual recorde). O estádio ainda receberá sete partidas da Copa do Mundo de 2014.

Fonte: http://s2.glbimg.com/l_GyDnNc249BoZ5mfgbmNog6bvw=/fit-in/940x590/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/05/27/estadio_manegarrincha_britojunior_div01.jpg
Antigo Estádio Mané Garrincha, 1974-2010.
Fonte: http://farm4.staticflickr.com/3650/5758803473_5b07a9e315_z.jpg
Planta das arquibancadas. 
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-d-AMQK4AHvY/UbiZtvUmUFI/AAAAAAAAPXw/ovMIe_a9WmA/s640/MAPA_PORTOES_ESTADIO_NACIONAL.jpg

Mané Garrincha, acesso Leste.


















Torre de TV e Setor Hoteleiro Sul.


  



















Espetáculo de abertura da Copa das Confederações FIFA, 2013.
Espetáculo de abertura da Copa das Confederações FIFA, 2013. 
Jogo Brasil x Japão, times cantando os hinos nacionais.






Estádio La Bombonera, Buenos Aires, Argentina



La Bombonera é o estádio do Club Atlético Boca Juniors. Oficialmente conhecido por Estádio Alberto J. Armando, ex-presidente do clube. Com capacidade atual de 49.000 pessoas foi construído em 1923 e seu projeto é do arquiteto José Luiz Delphi. O seu nome se deve ao fato de parecer uma caixa de bombons em formato retangular. O estádio está situado no bairro La Boca, perto do famoso bairro Caminito formado pelos imigrantes italianos. A sua arquitetura com suas arquibancadas inclinadas contribuem para os torcedores estejam próximos ao campo de futebol, aumentando assim a pressão da torcida durante os jogos, por isso é chamada de “calderão”. O estádio é casa de uns dos clubes mais tradicionais de Buenos Aires, pois já ganhou por três vezes o Campeonato Mundial de Clubes (1977, 2000 e 2003) e seis vezes foi campeão da Copa Libertadores da América (1976,1977,1978, 2000, 2001, 2003 e 2007). O ex-astro do futebol Diego Maradona iniciou sua carreira no clube. Em baixo das arquibancadas fica o museu do clube que conta suas glórias e seus troféus. 

La Bombonera. Fonte:http://junnym.wordpress.com/tag/la-bombonera/
La Bombonera, portão principal.

La Bombonera.
 La Bombonera.














 Museu do Boca Juniors.





 Pequeno auditório no museu do Boca Juniors.


Maquete da Rua Caminito no Bairro La Boca.




Troféu da Copa Libertadores da América de 2007.

Estádio Centenário, Montevidéu, Uruguai


O Estádio Centenário foi construído para receber a 1ª Coda do Mundo da FIFA em 1930 e foi palco da final do campeonato entre Uruguai 4 x 2 Argentina, sagrando-se campeão mundial o Uruguai. O estádio fica em Montevideu e tem capacidade atual para 65.235 pessoas. Projeto é dos arquitetos Juan Antonio Scasso e José Domato e seu nome se deve ao 100º aniversário da Primeira Constituição do Uruguai. Em seu interior há o Museu do Futebol que conta as glórias do futebol uruguaio ao longo desses 83 anos. O Uruguai é Bi-Campeão Mundial (1930 e 1950), esse último título foi na final da Copa do Mundo de 1950 no Brasil, ganhando de 2 x 1 no Estádio do Marcanã, por isso eles consideram o fato como “Maracanazo”. O estádio é velho e está fora dos padrões internacionais da FIFA (acessibilidade, segurança e conforto), porém é um patrimônio cultural da humanidade e faz parte do passado do futebol mundial possibilitando aos visitantes e arquitetos verem como eram as instalações da época. 
Estádio Centenário, vista aérea.
Fonte: www.fussballtempel.net/conmebol/URU/Centenario_Montevideo_A2.jpg.
  














 
Museu do futebol uruguaio.
Logomarca do 1º Campeonato Mundial da FIFA - 1930 no Uruguai.
 Placa comemorativa do 1º Campeonato Mundial da FIFA - 1930 no Uruguai.



Imagem do Estádio Maracanã na final da Copa de 1950 no Brasil.
Busto e camisa do jogador Varela, camisa nº 5, que jogou a final da Copa de 1950.
Foto do 2º gol do Uruguai na final Brasil 1 x 2 Uruguai (Copa de 1950).
Réplica da Taça Jules Rimet.
Seleção Campeã de 1930, Copa do Mundo no Uruguai.

Mascote da Copa do Mundo na Àfrica do Sul em 2010.





Nenhum comentário:

Postar um comentário